RG+ Blog

Treino para sair com o físico ileso das festas de fim de ano

Essa é a época do ano em que, no quesito comidas e bebidas, boa parte das pessoas assumem apenas uma regra: não há regras. Massas, doces e espumantes são verdadeiros reis na festa de Natal de Ano Novo. Mas existe uma forma de passar por esses dias “chutando o balde” e tendo uma ajuda especial na hora de ir buscar: os treinos de alta intensidade que duram 5 minutos. É o que explica o preparador físico Vinícius Possebon, criador do Programa Queima de 48 Horas, também conhecido como Q48. “Eu tenho um treino de 5 minutos e um desafio de 60 segundos, e garanto que ninguém vai engordar tanto se fizer esse treino”, explica.

O que o especialista explica é que o treino, baseado em um sistema chamado HIIT, que significa Treinamento Intervalado de Alta Intensidade, faz com que o corpo continue queimando gordura mesmo depois do período de treino. “Esse é o segredo, porque já existem provas científicas de que o treino de horas na academia gera o mesmo resultado que um treino rápido em alta intensidade”, explica Possebon.

É importante se lembrar de fazer um aquecimento antes da sequência de exercícios que o preparador físico passa para realizar no fim do ano, é que também é preciso alongar-se após o treino. A melhor maneira de fazer essa sequência é no ritmo do corpo. “Se um movimento dura 20 segundos, você deve fazer o mais rápido que aguentar, é só respeitar seus limites”, completa.

Sequência:

Possebon ensina os movimentos, que não exigem nenhum equipamento e podem ser feitos com a força do corpo.

Burpee: Em posição de prancha, leve os joelhos para frente, flexionando-os, e pule com os braços para cima, voltando para o chão e repetindo o movimento.

Tempo de execução: 20 segundos

Corrida parada: Basta correr sem sair do lugar, elevando os joelhos.

Tempo de execução: 10 segundos

Montanha Alpinista: Em posição de prancha, eleve os joelhos alternadamente para a frente, simulando uma corrida íngreme.

Tempo de execução: 20 segundos

Corrida parada: Basta correr sem sair do lugar, elevando os joelhos.

Tempo de execução: 10 segundos

Salto 90º: Com as pernas separadas, salte o mais alto que conseguir, elevando os joelhos, formando um ângulo de 90º, e batendo com as mãos nele. Caso isso não seja possível, basta saltar o mais alto que conseguir.

Tempo de execução: 20 segundos

Corrida parada: Basta correr sem sair do lugar, elevando os joelhos.

Tempo de execução: 10 segundos

Desafio de 60 segundos:

Para secar a barriga, Possebon propõe o desafio do treino de Burpee de 60 segundo. “Faça o mesmo movimento do Burpee, mas sem erguer os braços na hora de saltar, e com isso você consegue ser mais rápido. O segredo é fazer os movimentos da forma mais rápida e intensa possível por 1 minuto”.

Adicionar comentário